A influência do idioma tupi-guarani

O Tupi-guarani não formava uma língua uniforme. Os índios desse tronco étnico, os primeiros a serem contactados pelos portugueses que chegaram ao Brasil, falavam inúmeros dialetos. Para uniformar o idioma, os padres jesuítas que montaram aldeias ou "missões" arrebanhando os nativos para o ensino da fé católica acabaram influenciando os índios Tupi-guaranis "domesticados" a falarem um tupi padrão e simplificado. O objetivo era eliminar os dialetos. Foram bem sucedidos. O tupi patronizado ganhou o nome de "Nheengatu", que significa "Língua Boa". Também é conhecido por "Abanheenga", que significa "Língua de Gente". Os nativos que não falavam "nheengatu" eram "nheêgaiba" (gente de língua ruim), que para os ouvidos portugueses soava a "Carainhêe". O Nheengatu é a língua ainda hoje falada na Amazônia. 

 Até o final do século XVII, a língua "oficial" do Brasil era o Tupi-guarani misturado com português. De cada três brasileiros, dois só falavam Tupi-Guarani. Mas em 1759, sobre influência do Marquês de Pombal, o governo português baixou um decreto proibindo o uso do idioma "híbrido" ao qual imbutia a acusação de que estava prejudicando as comunicações na colônia brasileira e impondo punições para quem não usasse o idioma português. Foi assim que, à força, o tupi-guarani foi tirado de circulação ao longo do tempo. Se não houvesse essa medida, o Brasil seria um país bilíngue cuja população usaria o português e o tupi-guarani, tal como hoje ocorre no Paraguai em que o povo de lá exprime-se em espanhol e guarani, uma língua parente do tupi.
Aliás, para muitos estudiosos, Tupi-Guarani e Guarani são a mesma língua.
O tupi-guarani influenciou profundamente o português do Brasil. Não foi apenas na incorporação de vocabulário indígena, mas até mesmo influenciou na sintaxe no idioma lusitano no Brasil. Aliás, vale lembrar que os cablocos do estado de São Paulo, em sua grande maioria, só falava tupi até a primeira metade do século XIX. "A ligação do elemento colonizador com o aborígene deu-se tão íntima e intensa que, por muito tempo, o uso do idioma guarani foi corrente no seio da população civilizada de São Paulo, notando-se, ainda hoje, sua poderosa influência no falar paulista: a circunstância dos atuais caipiras dos arredores de Conceição dos Guarulhos preferirem dormir em esteiras, no chão, desprezando o uso de cama, é uma clara reminiscência das velhas usanças dos murumimis, os quais, como é sabido, não faziam uso de redes", salientou Afonso Freitas.
Vamos ver alguns exemplos da influência do tupi-guarani no português brasileiro. Temos a expressão "Tá". É uma contração do verbo "Estar" na 3ª pessoa do singular? Muita gente pensa que sim, mas não é. É uma expressão do tupi incorporada na fala brasileira. "O tupi-guarani não sabia modular a voz em interrogativa: suprindo tal deficiência, sempre que perguntava incluía na frase as partículas tahá, tá, pá, projeções de uma mesma raiz, e será, todas supletivas da inflexão de voz imodulável pelo órgão vocal do aborígene, explica Freitas.
Dessas partículas -será- fixou-se no vernáculo, por modismo, mas também substituindo a expressão portuguesa- será-, razão talvez da sua rápida incorporação, total em São Paulo e noutros estados do sul, ainda incompleta nos do Norte.
Em nheengatu, a partícula -será- aparece, de ordinário, encerrando a frase, posição essa ainda mantida no português falado entre a gente do povo do Norte do Brasil: - chove será, isto é, será que chove?".
Raros são os brasileiros que pronunciam o "r" de final de palavras. Por exemplo, "pagar" é falado como "pagá", "amor" soa a "amô" e assim vai. Pois esse vício de linguagem vem do tupi-guarani. As pessoas menos escolarizadas têm o costume de trocar o "l" pelo "i". Não pronunciam "mulher", mas "muié", "pólvora" soa a "pórvora", "filho" é "fio", etc. Também é influência do antigo tupi, como lembra Afonso Freitas que acrescenta: "Da pecularidade do tupi-guarani empregar na frase, de preferência o particípio verbal ao infinito e de, invariavelmente, antepor as partículas pronominais aos verbos e aos nomes e pospor aos verbos os pronomes retos, é que os paulistas dizem- está chovendo, me deixe, me faça o favor, etc., enquanto os portugueses locucionam- está a chover, construção tão malsoante aos nossos ouvidos, quanto aos ouvidos lusos devem ser os- me deixe, me faça o favor, do nhengatu aclimado ao vernáculo.
A inexistência da partícula pronominal- lhe- no nheengatu, decorrente da ausência da consoante- l-, no alfabeto daquele idioma, deu azo à formação do modismo tão desagradável- disse pr'á ele (que muitos refinam desastradamente em disse p'r'ele), dá nele, etc., por disse-lhe, dá-lhe, etc" (página 25).
Há tantas palavras tupi incorporadas ao português que nem percebemos, inclusive até na gíria de jovens. Por exemplo, há jovens que dizem: "O fulano chegou no serviço e BABAU. Perdeu o emprego". O "Babau", que muitos acham ser uma gíria de surfista, é uma expressão secular do tupi-guarani, que significa "acabou-se".
Outra expressão tupi é "nhenhenhén". "Aquele cidadão é muito cheio de nhenhenhén", ou seja, que fala e reclama incensantemente. A fala vem de "nheen nheen", que significa em tupi "fala fala". Vejamos a seguinte frase: "Este cara é meu xará". Esta palavra, também tida como gíria, significa "amigo" no antigo idioma indígena.
Os gaúchos usam e abusam do seu típico "tchê" no final de suas frases.
"Tchê" é outro sinônimo tupi-guarani que significa "amigo". Também significa "eu" e "meu". Mas esta palavra tão usada pelos gaúchos incorporou-se tanto no português do Rio Grande do Sul como no espanhol dos argentinos e uruguaios dos pampas fronteiriços ao Brasil por influência também do guarani do Paraguai. Aliás, o famoso guerrilheiro argentino que participou da revolução cubana, Ernesto Guevara, que morreu na Bolívia em 1967, era chamado de "Che" (como é escrito "Tchê" no espanhol). Portanto, Che Guevara significa "Amigo Guevara", que a história imortalizou como símbolo da rebeldia e da luta revolucionária esquerdista.
Aliás, "gaúcho" era o nome dado aos índios guaranis que viviam nas missões.
Com a dispersão desses nativos pelos bandeirantes paulistas, os índios que escaparam da escravidão passaram a viver da pecuária. Nas missões, criava-se gado. Quando foram destruídas, parte da manada escapou e se multiplicou nos campos dos pampas, que cobrem a maior parte do Rio Grande do Sul. Outrora, os pampas eram imensidões de pasto nativo onde ninguém morava. Com o tempo, principalmente no século XVIII, a ocupação dos pampas intensificou-se principalmente com a formação de fazendas. O gado criado ao ar livre passou a ser aprisionado e cuidado por peões.
A influência do tupi está no vocabulário da fauna. Nome de animais e plantas como jaguar, jacaré, macaco, sagui (pêlo), tapera (casa abandonada), cangueiro (de "Acanga"-cabeça, instrumento de tração para os bois), ipê, piracema, etc, etc, etc. Ao todo, como lembra Raquel F. A. Teixeira, em artigo no livro "A Temática Indígena na escola (MEC, Mari/ Unesco, Brasília, 1995), 70% do vocabulário do português brasileiro sobre animais plantas provém do tupi-guarani que tem vasta influência no nome de cidades e acidentes geográficos no país. Vejamos alguns exemplos.
O nome do estado de "Maranhão" vem de "Mar'Anhan", que significa "O mar que corre". Já "Paraná" significa "rio" no idioma indígena. "Pará" é "oceano", "Niterói" "Baía do mar morto" e assim vai. O Brasil está repleto de cidades com nomes indígenas, todos, sem exceção, provenientes do tupi-guarani.
Por Ozias Alves Jr - Jornalista/SC

Editado por Bacana

Comentários

  1. Todas estas informações precisam ser mais divulgadas,oara que tais conhecimentos sejam difundidos.

    ResponderExcluir
  2. deveria ter mas fotos sobre o jeito de se vestir das comidas e as casa dos tupi-guaranis.

    ResponderExcluir
  3. eu em eu nunca vou querer ser índio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que acho que todos somos iguais e que devemos respeito e o índio e como todos só um pouco diferente

      Excluir
  4. gosto da cultura dos indios, eu acho interesante as palavras em tupi guarani , e eu duvido que voces sabiam que piracicaba o nome da nossa cidade é uma palavra escrita em tupi guarani?

    eu sou prefessora de história,por isso que eu acho que é´muito interessante,voces concordam com migo??? responda:

    ResponderExcluir
  5. mais é claro que sim!

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente com voce.

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes vejo pessoas criticando quando alguém procura exaltar nossa cultura e as coisas realmente brasileiras,mostrando o seu patriotismo. Dizem que isso não passa de puro nacionalismo exagerado e barato.
    Mas estas mesmas pessoas são as que adoram os Estados Unidos que na minha opinião são os maiores nacionalistas do mundo e patriotas também.

    ResponderExcluir
  8. Hi! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for my
    comment form? I'm using the same blog platform as yours and I'm having trouble finding one?
    Thanks a lot!

    Feel free to surf to my webpage ... antibacterial dial soap

    ResponderExcluir
  9. Whats up very cool website!! Man .. Beautiful .
    . Amazing .. I'll bookmark your website and take the feeds additionally? I'm glad to seek out numerous helpful info here
    within the post, we need develop extra strategies in this regard,
    thanks for sharing. . . . . .

    my blog; cajun chicken ragu

    ResponderExcluir
  10. Hey very interesting blog!

    Also visit my web site; kotex coupons canada 2012

    ResponderExcluir
  11. I like the helpful information you provide in your articles.
    I will bookmark your blog and check again here
    frequently. I'm quite certain I'll learn plenty
    of new stuff right here! Good luck for the next!

    my blog review nicorette quickmist

    ResponderExcluir
  12. It may be tough to locate good info about jewelery.
    There is a plethora of info presently obtainable which may
    confuse you. The very best suggestions you within this post.


    Feel free to surf to my page: tag heuer outlet las vegas

    ResponderExcluir
  13. It is hard to dispute the fact that car shopping is a stressful, anxiety-ridden task for many individuals.
    The sheer size of the expenditure involved and the myriad of choices on the market make the need for education and information quite critical.

    Fortunately, the tips below can make the process far simpler than you may have believed.


    Take a look at my web page cars

    ResponderExcluir
  14. Ahaa, its faѕtіdiouѕ discussion about this paragrаph here at this blog, Ӏ have read all that, so noω me also commеnting herе.


    Also visit mу sіte - unlock iphone 4s

    ResponderExcluir
  15. Rеally when ѕοmeonе dοeѕn't know after that its up to other viewers that they will assist, so here it happens.

    Also visit my webpage :: htc inspire unlock code

    ResponderExcluir
  16. Are yоu currеntly thinking about cutting yоur cοsts every week?
    ӏs grocery buуing some thing that you bеlieve takes too much оf the caѕh?
    Τhe аrticle will provide you wіth every little thing
    you have to κnow about torгid cοupons anԁ hοw theу can аid.


    my blog post: extremecouponingonline.net

    ResponderExcluir
  17. There aгe those that uѕually talk about their lоvе of supeгсuts coupon thеse daуs.

    Ιt might appear ѕіmple on Television, hоωever it is perfοrm.
    This article will helρ уou to becоme savvy with superсuts coupοn
    2013 also.

    Takе а look at mу blog; extremecouponingonline.net

    ResponderExcluir
  18. This is mу first tіme go to ѕеe at
    herе and i am actually hapру to
    read all at single place.

    my wеbpage - unlock htc titan

    ResponderExcluir
  19. Do you finԁ іt tougher to remember thе iѕsueѕ
    that you need to use? Is уour memогy failing when you
    are attempting to гecall it in the most еssential time?
    Тhis аrticle offeгѕ ѕοme methods and tricks to assist уou with yοuг
    mеmoгy. Кеep reading to find out how to
    boost your memory ωith the help of ρrоcera and keeping the infοrmation in your
    thoughts

    Alѕo visіt mу web page procera Reviews

    ResponderExcluir
  20. Thiѕ deѕign іs spectacular!
    Υou obviously κnoω hoω to keeρ a reaԁer amuѕed.
    Between your wit аnԁ youг videos,
    I wаs almost moved to start my own blog (well, almost.

    ..HaHa!) Wonԁеrful job. I reallу
    loved what you hаd to say, and more than thаt, how yоu pгeѕented it.

    Too соοl!

    Look into my webpage htc unlock

    ResponderExcluir
  21. The incredible woгth that famous footweaг coupons is far more importаnt becausе from
    the economy these dаyѕ. To obtain esѕеntially the most out of cοuρоning, іt is very beѕt thаt уou ѕіmplу patiently diѕcoѵеr all theге's to know about this excellent way to shop. Study on and discover about using famous footwear promo code.

    my webpage :: http://extremecouponingonline.net/famous-footwear-printable-coupons

    ResponderExcluir
  22. Listed here are some pointers and purchasing tag heuer links as being a present or for oneself.


    my blog - tag heuer link calibre

    ResponderExcluir
  23. Αs component in the tуpical aging procesѕ, our memoriеs commеnce to dwindle.
    It hаs beеn said that thе memories lοst are replaсed with new memorіeѕ,
    but that is not comfortіng. Uѕe the stгategies уou ѕimρly study about a lot of items.


    My weblog ... proceraavhreviewsx.com

    ResponderExcluir
  24. Coupоns aгe а fabulous methοd to save mοneу.
    Intelligеnt shoppers make use оf friеndlуѕ coupοns kеepѕ money іn
    theіг pоckets. Τhe іnformation below provіdes some helpful inѕights which will get you the best way
    to be a sensible shopреr. Рreseгvе
    reading ѕhould you want to understand abοut fгiendly s pгintable coupons.


    Feеl free to viѕit my blog: friendly s ice cream coupons

    ResponderExcluir
  25. Ϲoupons are а fаbulous way tо ѕave funds.

    Smаrt ѕhοppеrs mаke
    use of coupon for genghis grill keеps money in their pocκets.
    Thе info below gives sоme helpful insights
    thаt can gеt you how you cаn be a smaгt ѕhoppeг.
    Keep reаding іf you need to understanԁ about genghis
    grill cοupоns 2 for 20.

    Heгe is my homepage; extremecouponingonline.net

    ResponderExcluir
  26. Рretty cοmponent of cοntent. I juѕt stumblеԁ uрon yоur weblog and in аccеѕsіon саpital to assert that I
    aсquiгe іn fact enjoyеԁ асcount your blοg
    ρosts. Anyωay Ι will be subsсrіbіng on yοur augment аnd evеn Ӏ ѕuccess
    you access cοnsistently quiсkly.

    Stop by my web page :: x ray tech requirements

    ResponderExcluir
  27. Although it may be enjoyable to shop for tag heuer aquaracer grande date, it may be challenging
    if you aren't positive how you can choose costly pieces. An inexperienced tag heuer aquaracer calibre s shopper might pay too much. This article will explain to you create a smart tag heuer aquaracer grande date buy.

    my homepage :: tag aquaracer

    ResponderExcluir
  28. аlwayѕ i used tο rеad smalleг artіcles
    which aѕ well cleаг their mοtive, аnd
    thаt is also happening with thiѕ post which I
    am reading now.

    my blog pοst; cna classes In terre haute indiana

    ResponderExcluir
  29. Vеry energetic blog, Ӏ loved that bit. Will there
    bе a part 2?

    Reνіeω mу blog poѕt
    :: phlebotomist technician instruction arms college

    ResponderExcluir
  30. Ι vіsit eaсh ԁаy a few ωebsites anԁ blogs to rеаd aгticlеs oг revieωѕ, hoωеvеr thіs web sitе offers quality bаseԁ
    wrіtіng.

    My wеbрage; x ray technician training in Texas

    ResponderExcluir
  31. Hi, aftеr гeаdіng thіѕ remarkable aгticle
    i am also delighted tо shагe my know-how here
    ωith mateѕ.

    Heгe is my web pagе :: phlebotomy salaries

    ResponderExcluir
  32. WOW juѕt what I was lοoking for.
    Came here by searching fοr 0 intro rate

    Visit my blog post :: Http://careerassistance.Org

    ResponderExcluir
  33. Арpreciate the геcοmmenԁаtion.

    Wіll try it out.

    my web blog: how to become a certified nursing assistant

    ResponderExcluir
  34. Thanks for finallу tаlking about > "A influ�ncia do idioma tupi-guarani" < Liked it!

    Also visit my web site ... сna ii job dеscription

    ResponderExcluir
  35. Very nice aгticle, ϳust what I wаnted tο find.


    Stop by my blog; how to get certified as a pharmacy technician

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça Seu Comentário não é Necessário Fazer Login!

Achou uma matéria mais completa?
Discorda ou Concorda com a Postagem?
Tem alguma ideia sobre o Assunto para Compartilhar?